Projeto Menina-Moça-Mulher completa dois anos e realiza mais de 2.600 atendimentos a mulheres em situação de vulnerabilidade social no Rio.




Projeto Menina-Moça, Mulher completa 2 anos

Projeto Menina-Moça-Mulher – Divulgação

Desde o início das suas atividades, em agosto de 2022, o Projeto Menina-Moça, Mulher, braço social do Instituto Carlos Chagas, já atendeu a 2.600 mulheres em situação de vulnerabilidade social, na Avenida Mem de Sá, 254, Centro do Rio. Prestes a completar dois anos de ativação, o projeto já se consolidou como base de atendimentos gratuitos do público-alvo.

Até o momento, o Menina-Moça, Mulher já realizou 2.041 consultas médicas, 1.375 atendimentos de assistência social, 765 atendimentos de saúde mental, 699 consultas ginecológicas e 438 oficinas de capacitação, empregabilidade e sensibilização, para mulheres de todas as idades, incluindo filhas, que também têm acesso à assistência pediátrica. Às terças-feiras, o projeto oferece atendimento ginecológico.

Entre as oficinas oferecidas pelo Menina-Moça, Mulher estão: de empreendedorismo, formação para o mercado de trabalho, capacitação digital, bijuteria e de bonecas. No espaço, também são oferecidos assessoria jurídica gratuita, mutirão de regularização de documentos, palestras sobre finanças pessoais e roda de conversa.

Nesta sexta-feira (2), às 14h, será realizado um encontro com a escritora Raquel de Oliveira e Leo Motta, autora do livro “A Número Um”. Na ocasião, haverá sorteio de livros e uma sessão de empoderamento feminino.

No dia 5, segunda-feira, das 10h às 12h, a oficina será ministrada por Délia Simões, que ensinará técnicas de aproveitamento integral de alimentos, com o objetivo colateral de promover a economia doméstica e a sustentabilidade.

No dia 7, das 9h às 13h, a Dra. Anna Lopes prestará assessoria jurídica gratuita. Já no dia 12, das 9h às 12h, as mulheres atendidas pelo projeto terão a oportunidade de regularizar os seus documentos. Entre as opções estão: emissão de certidões de nascimento, RG, CPF, título de eleitor, entre outros.

Nos dias 15 e 22, das 10h às 12h, será ministrada a oficina de empreendedorismo para capacitar as mulheres a criarem e gerirem seus próprios negócios. No dia 17, das 14h às 16h, será lançado o livro “Há Vida depois das Marquises: Do Outro Lado da Rua”, de Leo Motta. Por fim, no dia 29, das 10h às 12h, será realizada uma palestra sobre finanças pessoais.

Mais informações e inscrições pelo telefone: (21) 99951-0407.


Sair da versão mobile