Projeto Cineclube “Naquele Tempo” estreia em Cosmos com programação dedicada à história do cinema para crianças e adolescentes.

Adolescentes e jovens em outras edições do projeto. Reprodução: Divulgação.

No dia 13 de agosto, terça-feira, o projeto Cineclube “Naquele Tempo” estreia em Cosmos, na Zona Oeste do Rio, com uma programação dedicada à história do cinema para crianças e adolescentes. O projeto oferece 12 sessões gratuitas no Núcleo de Artes Dr. Dilson Alvarenga, em três horários: manhã e tarde. Seis dessas sessões contarão com apresentações ao vivo de uma banda local de jazz durante as projeções.

Segundo a iniciativa, o objetivo é oferecer um convite ao conhecimento ao revelar a invenção e as transformações da linguagem cinematográfica. Os moradores da região e áreas vizinhas terão a oportunidade de explorar os primeiros passos da produção de imagens em movimento, desde o cinema mudo até a chegada do cinema falado.

A estreia do Cineclube apresenta a mostra “Pioneiros do Cinema”, com curtas clássicos dos irmãos Lumière, como “A Chegada do Trem à Estação” (1886), “A Saída da Fábrica” (1895), “O Almoço do Bebê” (1895) e “O Regador Regado” (1895). A programação também inclui filmes de Georges Méliès, como “O Reino das Fadas” (1903), “Satan na Prisão” (1907) e “Viagem à Lua” (1907).

Arte 1 Zona Oeste recebe projeto Cineclube "Naquele Tempo" com filmes gratuitos, jazz e pipoca
Cartaz do projeto. Reprodução: Divulgação.

Na quarta-feira (14/8), o projeto exibe o longa-metragem “O Circo” (1929), de Charles Chaplin, em duas sessões, às 13h e às 15h. Chaplin retorna na segunda-feira (19/8) com o filme “O Garoto” (1921), exibido em sessões às 9h, 13h e 15h, acompanhado por um trio de jazz. Este filme, um dos mais exibidos mundialmente na década de 20, retrata a própria infância de ator em Londres no século XIX. O longa faz uma crítica social profunda, revivendo a infância de miséria do ator e os dramas enfrentados pelo personagem “garoto”.

Já no dia 21/08, o projeto apresenta o clássico “O Gabinete do Dr. Caligari” (1920), de Robert Wiene, em três sessões, às 9h, 13h e 15h, com música ao vivo também. Influenciado pelo expressionismo alemão, o filme impressiona com sua atmosfera de pesadelo e cenários sombrios, pintados pelo expressionista Cesar Klein.

O encerramento ocorre na segunda-feira (26/8) com duas sessões de “Luzes da Cidade” (1930), às 13h e às 15h. O filme de Chaplin, considerado uma obra-prima, é uma sátira ao cinema falado e à alta sociedade americana.

O Núcleo de Artes Dr. Dilson Alvarenga está localizado na Rua Cajá-Manga, 6-192, em Cosmos. Para mais informações sobre a programação, acesse as redes sociais: @cine.naqueletempo.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp

Advertisement



Sair da versão mobile