Feira da Glória: a sensação do momento durante as férias no Rio







Feira da Glória: a sensação do momento durante as férias no Rio

Foto: Reprodução

Alô, turista! Se você esteve no Rio durante as férias de julho, provavelmente notou que a Feira da Glória se tornou a verdadeira sensação do momento, tanto para os cariocas, que já a conheciam, quanto para os gringos, que parecem ter tomado conta do local. Em meio a um clima tipicamente carioca e uma vibe descontraída, a feira se consolidou como o lugar perfeito para quem busca boa gastronomia, cultura local e um rolé mais descolado.

Realizada desde o século passado e com status de polo gastronômico desde os anos 80, a Feira da Glória é um verdadeiro ícone do Rio. O bairro da Glória, que já é conhecido pela sua vibe alternativa e rica em cultura, parece que abraça a feira com um entusiasmo que só vendo. Aos pés de Santa Teresa e a um passo da Lapa, a Glória também tem a sua uma história, que é muito ligada às feiras livres. O bairro tinha, no século 19, uma espécie de “mercado municipal 2”, que “concorria” com o da Praça XV. O pouco lembrado Mercado da Glória, funcionava desde 1858 até ser demolido em 1903, nas mediações da Rua do Russel. O espaço original abrigava produtos da pequena lavoura, mas a feira de hoje mantém a vocação gastronômica e cultural do bairro, agora com um toque mais alternativo, podemos definir assim.

Gloria Rio de Janeiro State of Rio de Janeiro Brazil panoramio 39 Feira da Glória: a sensação do momento durante as férias no Rio
Outeiro da Glória

Em julho, o movimento na feira explodiu. Com a chegada de turistas e cariocas em busca de novidades, a Feira da Glória se transformou em um point agitado; a cara do domingo no Rio. Se antes a feira era conhecida principalmente por suas barracas de comida e artesanato, hoje o local também conta com uma praça de alimentação, com culinária “pseudo” internacional que está fazendo sucesso. As barracas vão além da gastronomia, oferecendo desde vestuário até decoração, tudo com um toque gourmet.


O que não mudou, e o que os cariocas adoram, é o samba. As apresentações continuam a ser o ponto alto dos finais de semana, proporcionando aquele clima animado e autêntico que só o Rio sabe oferecer. Com a popularização nas redes sociais e o aumento da visibilidade, a feira atraiu um público ainda maior este mês. Se você esteve por lá, certamente percebeu as filas para as comidas e para as barracas, que estavam mais longas do que o normal. A feira, realizada todos os domingos ao longo da Avenida Augusto Severo, desde o Passeio Público até as imediações do Outeiro da Glória, estava tão cheia que em alguns momentos ficou difícil transitar.

Para quem deseja aproveitar a feira sem enfrentar grandes multidões, a dica é chegar cedo. Assim, você poderá explorar tranquilamente as barracas, degustar as delícias da praça de alimentação e curtir um bom samba. E para os amantes das feiras livres tradicionais, não se preocupe: a Feira da Glória ainda preserva seus traços originais, atendendo aos moradores do bairro com barracas de frutas, flores, verduras e legumes. Se ainda não teve a chance de conferir, vale a pena colocar na agenda para o próximo domingo!



Sair da versão mobile