Emprego no Rio de Janeiro: Primeiro semestre de 2024 apresenta saldo positivo de 44.165 novas vagas, com destaque para setor da construção.




Resumo sobre mercado de trabalho no Rio de Janeiro

Imagem meramente ilustrativa – Foto: Prefeitura do Rio/Divulgação

Por: Danielle Moraes
Assistente de pesquisa do Instituto Rio21

Uma análise dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) realizada pelo Instituto Rio21 revelou que, de janeiro a junho deste ano, foram criados 44.165 novos postos de trabalho no Rio de Janeiro. No estado como um todo, mais de 90 mil vagas foram geradas nesse mesmo período.

O setor da construção se destacou no primeiro semestre, com um crescimento de 8,53%, resultando na abertura de mais de 10 mil empregos na cidade do Rio. Por outro lado, o setor de serviços foi o principal empregador, criando um saldo de 33.276 novas vagas. Já o comércio teve um desempenho negativo, com 86.732 desligamentos contra 85.211 admissões, resultando em um déficit de 0,41%.

Apesar dos avanços, os números apontam que o crescimento dos empregos na cidade do Rio de Janeiro foi inferior à média do estado. Enquanto o Rio teve um aumento de 0,32%, o estado registrou uma variação de 0,45%. Philippe Guedon, Diretor de Pesquisa do Instituto Rio21, ressaltou que “os dados indicam um crescimento, ainda que sutil. A expectativa é que, com a agenda de eventos cheia na cidade do Rio até o final do ano, incluindo o G20 e o Rock in Rio, haja uma ocupação ainda maior, mesmo que temporária. Medidas adicionais são necessárias para garantir uma retomada contínua e permitir que os cariocas vislumbrem dias melhores”.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp


Sair da versão mobile