Aumento de internações por covid-19 entre idosos preocupa autoridades em diversos estados do Brasil, aponta novo Boletim InfoGripe.

No cenário atual da pandemia de covid-19, o Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou um aumento nas internações de idosos em alguns estados do Brasil, como Amazonas, São Paulo e em alguns estados do Nordeste. Embora o boletim tenha alertado para esse crescimento, ressaltou que as internações ainda estão em níveis baixos se comparadas ao histórico da pandemia. Esse alerta serve como um chamado para que os hospitais estejam atentos a qualquer sinal significativo de aumento na disseminação do vírus.

Além disso, o estudo apurou um aumento das internações por influenza A entre os idosos em estados das regiões Sul e Sudeste, mas já existem indícios de interrupção do crescimento em outros estados do Centro-Sul. Em relação ao vírus sincicial respiratório (VSR), foi observada uma interrupção do crescimento ou uma redução nas internações de crianças até 2 anos em diversas regiões do país, com exceção de Santa Catarina e Roraima, que ainda apresentam sinais de expansão.

A pesquisa também apontou um aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na Bahia e Piauí, principalmente devido ao aumento das internações por rinovírus entre crianças e adolescentes. No entanto, o InfoGripe indicou uma tendência de queda na incidência de SRAG por VSR e influenza A em muitos estados do país, embora ainda haja crescimento em outras unidades federativas.

Em relação aos óbitos, o estudo destacou que o vírus VSR é a principal causa de internações e óbitos em crianças até 2 anos de idade, mesmo demonstrando uma queda nas últimas semanas. Já entre os idosos, as mortes associadas ao vírus da gripe, influenza A e covid-19 foram mais significativas.

Diante desses dados, é fundamental que as autoridades de saúde estejam atentas a essas tendências e reforcem as medidas de prevenção e controle da covid-19 e outros vírus respiratórios, especialmente entre os grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças. A análise detalhada do Boletim InfoGripe auxilia na tomada de decisões e na adoção de estratégias para combater a propagação dessas doenças no país.

Sair da versão mobile