Adolescente é apreendido em Itanhaém sob suspeita de planejar ataque nazista em escola, alerta da Embaixada Americana.




Adolescente apreendido por planejar ataque em escola

Na última quinta-feira (1º), um adolescente de 17 anos foi apreendido em Itanhaém, na Baixada Santista, suspeito de planejar um ataque contra uma escola. A situação ganhou destaque quando foram encontrados objetos de temática nazista em sua posse.

Segundo informações da Polícia Civil, o pai do adolescente, de 47 anos, também foi preso e está à disposição da Justiça juntamente com o filho. A DIG de Itanhaém realizou buscas na residência do jovem após um alerta da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

No local, foram apreendidas facas, armas de fogo, camisetas nazistas, um capacete com suástica, telefones celulares, um videogame, cadernos com conteúdos racistas e até um plano de ataque à escola. Entre os objetos, chamaram a atenção duas edições do livro “Minha Luta”, de Adolf Hitler.

A Polícia Civil de São Paulo informou que o adolescente já estava sendo investigado por propagar ideias racistas, antissemitas e supremacistas. A corporação afirmou que, por questões de segurança, não divulgará mais detalhes para evitar possíveis imitações.

Em nota, a Embaixada dos Estados Unidos revelou que a colaboração entre as autoridades brasileiras e a HSI foi fundamental para identificar o indivíduo como uma ameaça potencial à segurança de mulheres e crianças em ambiente escolar.

O comunicado também ressaltou a importância da cooperação entre Brasil e EUA no combate a crimes cibernéticos e na proteção de famílias. Além disso, reforçou a celebração dos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.


Sair da versão mobile