Vídeo falso de “gangues armadas” roubando urnas na Venezuela é desmentido por especialistas em eleições no país.



Falsas Notícias Sobre Roubo de Urnas na Venezuela

Falsas Notícias Sobre Roubo de Urnas na Venezuela

01.ago.2024 – No vídeo, é possível ouvir alguém dizendo “ar condicionado” em espanhol; equipamento não se assemelha à urna eletrônica da Venezuela

Recentemente, circulou nas redes sociais um vídeo que alegava mostrar “gangues armadas” roubando urnas de votação na Venezuela. No entanto, após uma análise mais aprofundada, foi constatado que as informações contidas no vídeo são falsas.

Os objetos mostrados no vídeo, carregados por homens não identificados, não se assemelham à urna eletrônica usada na Venezuela, nem à caixa utilizada para depositar as cédulas de votação em papel. Portanto, a alegação de que se tratava de um roubo de urnas de votação não procede.

O que diz o post

O vídeo, que foi compartilhado com a legenda “URGENTE – As gangues comunistas armadas de Maduro, ‘Colectivos’, estão agora invadindo os locais de votação em Punta Cardón, no estado de Falcón, Venezuela”, apresenta dois homens carregando aparelhos domésticos, mas não está relacionado a nenhum roubo de urnas.

É importante ressaltar a importância de verificar a veracidade das informações compartilhadas nas redes sociais, especialmente em períodos eleitorais, para evitar a propagação de notícias falsas que possam influenciar de forma negativa o debate público e a democracia.

Tags: urnas de votação, Venezuela, fake news, redes sociais

Sair da versão mobile