Senado celebra os 50 anos do 1º Seminário de Estudos dos Problemas Urbanos de Brasília em sessão especial nesta segunda-feira (5)

Nesta segunda-feira (5), às 14h, o Senado realizará uma sessão especial para comemorar os 50 anos do 1º Seminário de Estudos dos Problemas Urbanos de Brasília. A solicitação partiu da senadora Leila Barros (PDT/DF), com o apoio de outros dez senadores.

No dia 5 de agosto de 1974, a Comissão do Distrito Federal, responsável por legislar para o DF na época, organizou o I Seminário de Estudos dos Problemas Urbanos de Brasília. O evento destacou que a cidade já enfrentava sérios desafios urbanos, apesar da audácia de seu plano urbanístico.

Sob a liderança do senador Cattete Pinheiro, presidente da Comissão do DF na época, foram realizados quatro painéis técnicos com a participação de cerca de 200 pessoas, entre cidadãos, técnicos, professores, estudantes e governantes. Os problemas da cidade foram discutidos com a presença do urbanista Lucio Costa, autor do Plano Piloto de Brasília.

“As discussões abordaram temas como transporte, educação, desenvolvimento e planejamento urbano, além de desenvolvimento rural e recursos humanos, com todo o evento detalhado em uma publicação do Senado Federal, que se mantém como uma fonte essencial para a pesquisa sobre a história da cidade até os dias atuais. A sessão especial que solicitamos visa celebrar um dos momentos significativos da história de Brasília”, justificou a senadora Leila.

Recentemente, o Senado tem debatido os impactos do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) na Comissão de Meio Ambiente (CMA), após sua aprovação pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Senadores e debatedores têm criticado as possíveis prerrogativas que poderiam favorecer a especulação imobiliária em detrimento de questões sociais, histórico-patrimoniais e ambientais importantes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Sair da versão mobile