Chuva recorde inunda Lahore, segunda maior cidade do Paquistão, deixando bairros e hospitais alagados e sem energia elétrica.




Chuva recorde inunda Lahore, no Paquistão

Chuva recorde inunda Lahore, no Paquistão

Uma quantidade de “chuva recorde” inundou, nesta quinta-feira (1º), a segunda cidade mais populosa do Paquistão, Lahore, que ficou com muitos bairros e seus dois principais hospitais inundados e sem energia elétrica eletricidade em diversas áreas.

A capital da província de Punjab, de 13 milhões de habitantes, viu “cair ao redor de 360 milímetros de chuva em três horas”, disse à AFP Farooq Dar, diretor adjunto do serviço meteorológico do Paquistão.

“É uma chuva recorde”, superando os “332 milímetros de 31 de julho de 1980”, acrescentou.

Com o acúmulo de 360 milímetros de chuva em tão pouco tempo, diversos bairros e espaços públicos de Lahore foram severamente afetados. Os dois principais hospitais da cidade também foram impactados, ficando inundados e sem energia elétrica. A situação caótica obrigou os moradores a lidar com as consequências da enchente, enquanto as equipes de resgate realizavam operações para ajudar os afetados.

Segundo as autoridades locais, as fortes chuvas que atingiram Lahore nesta quinta-feira foram as mais intensas já registradas na cidade, superando o recorde de 1980. O volume de água que caiu em um curto período de tempo causou transtornos significativos e expôs a fragilidade das infraestruturas da cidade diante de eventos climáticos extremos.

As equipes de resgate e as autoridades locais estão trabalhando para prestar assistência aos afetados e minimizar os danos causados pela inundação. A população de Lahore está mobilizada para lidar com as consequências da chuva recorde e se preparar para a reconstrução das áreas afetadas.


Sair da versão mobile