Em uma entrevista exclusiva à TV Centro América, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abordou a atual situação de impasse após as eleições presidenciais na Venezuela. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país é acusado pela oposição de ter cometido fraudes em favor de Nicolás Maduro e está retendo a divulgação das atas de apuração das urnas. Segundo o líder brasileiro, a apresentação das atas seria fundamental para resolver o conflito e garantir a transparência no processo eleitoral venezuelano.
O presidente Lula enfatizou que é comum haver discordâncias pós-eleitorais, mas destacou que a apresentação das atas pode solucionar essas controvérsias. Ele ressaltou que uma vez que as atas sejam apresentadas e validadas como verdadeiras, todos devem reconhecer o resultado das eleições no país vizinho. Lula também mencionou que o presidente Nicolás Maduro compreende que a governabilidade depende da transparência e lisura no processo eleitoral.
Lula foi um dos três chefes de Estado que condicionaram o reconhecimento do resultado eleitoral na Venezuela à realização de uma auditoria nas atas de mesa, seguindo a orientação de seu assessor especial de relações exteriores, Celso Amorim. Países como México e Colômbia também demonstraram a mesma postura e chegaram a ponderar a elaboração de um manifesto conjunto em prol da divulgação das atas, ideia que foi descartada pelo presidente brasileiro.
O presidente brasileiro salientou que caso haja dúvidas sobre a veracidade das atas, a disputa deve ser resolvida internamente por meio da Justiça, sem interferências externas. Ele ressaltou a importância de garantir o direito de expressão e de defesa, tanto para a oposição quanto para o governo.
Em outro pronunciamento, o Ministério das Relações Exteriores informou que o presidente Lula conversou com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, sobre a situação na Venezuela. Ambos concordaram sobre a necessidade da normalização do processo político no país vizinho e destacaram a importância da divulgação das atas de apuração das urnas para a estabilidade da região.