O Revalida é de extrema importância para médicos formados no exterior que buscam exercer a profissão no Brasil. A nota de corte para a edição de 2024.2 foi divulgada pelo Inep em 10 de julho, estabelecendo que os participantes devem atingir no mínimo 86,659 pontos na primeira etapa, de um total de 150 pontos possíveis.
Os candidatos inscritos nessa edição terão que enviar a documentação que comprove a conclusão do curso de Medicina entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro. O resultado final da primeira etapa está previsto para 25 de outubro, quando será avaliado o desempenho dos participantes.
Além disso, o prazo para recurso contra o Padrão Esperado de Procedimentos (PEP) da segunda etapa do Revalida 2024.1 se encerra às 23h59 desta terça-feira (30). Nessa etapa, os candidatos podem questionar apenas o gabarito da prova, sem possibilidade de revisão de desempenhos individuais. As provas dessa etapa foram aplicadas nos dias 20 e 21 de julho.
O exame Revalida é dividido em duas etapas, sendo uma teórica e outra prática, abordando as principais áreas da medicina, como clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar as habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional, de acordo com os princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).