O evento ocorreu por volta das 13h41 (horário de Brasília) e foi sentido por moradores das cidades de Osasco, Carapicuíba e Barueri, além do bairro de Pinheiros, na capital paulista.
De acordo com o Centro de Sismologia, tudo indica que o sismo teve origem natural, resultado de grandes pressões geológicas atuando na crosta terrestre. No entanto, o centro não descartou a possibilidade de o tremor ter sido provocado pela atividade de mineração de pedreiras ou indústrias de cimento na região.
Eventos de magnitude 2 a 3 são comuns todas as semanas em alguma parte do Brasil, sendo a maioria imperceptível para as pessoas. No entanto, neste caso em específico, o tremor foi sentido por algumas pessoas, embora seja altamente improvável que tenha causado problemas significativos.
É importante salientar que a região de Barueri e arredores não é conhecida por eventos sísmicos de grande magnitude, e o abalo registrado hoje foi considerado dentro dos padrões de normalidade para o Brasil.
Por fim, as autoridades locais estão monitorando a situação e não há relatos de danos materiais ou feridos em decorrência deste tremor de terra. A população segue atenta e em contato com os órgãos responsáveis para quaisquer atualizações sobre o assunto.