Renovação de concessão de rodovias em São Paulo prevê 13 novos postos de pedágio e investimentos de R$ 7,3 bilhões




Renovação da concessão de trechos rodoviários em SP prevê postos de pedágio

Renovação da concessão de trechos rodoviários em SP prevê postos de pedágio

No último dia 26, foi publicado o edital de renovação da concessão dos trechos de entrada na região metropolitana de São Paulo pelas rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares, juntamente com a construção de uma ligação viária entre as cidades de Itapevi, Cotia e Embu. O projeto, denominado Lote Nova Raposo, prevê a instalação de 13 postos de cobrança automática de pedágio, sendo três deles localizados no trecho da Raposo dentro da capital paulista.

De acordo com o edital, sob a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), os aumentos progressivos das tarifas serão autorizados após a conclusão das melhorias viárias previstas na licitação. Os acréscimos tarifários variarão conforme o tipo de benfeitoria realizada, podendo chegar a até 61% em determinados casos.

O grupo empresarial vencedor da concessão poderá operar o sistema por 30 anos, com investimentos previstos em torno de R$ 7,3 bilhões. A abertura dos envelopes está agendada para o dia 25 de novembro, na sede da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.

Os moradores das regiões próximas aos trechos afetados manifestam preocupações em relação à cobrança de pedágio em áreas urbanas e ao aumento do fluxo de veículos decorrente das melhorias propostas. Movimentos populares contestam as propostas do projeto e pedem por intervenções que minimizem os impactos nas comunidades locais.

Apesar das críticas, o governo estadual defende a renovação da concessão como uma medida que trará benefícios, incluindo a redução das tarifas em alguns trechos e a melhoria da segurança viária. Projetos como a construção de pistas marginais contínuas e interligações viárias visam a redução do número de acidentes e congestionamentos nas rodovias.

Por outro lado, adaptações no projeto, como a mudança da localização de uma ponte e a inclusão de viadutos para preservar áreas verdes protegidas, são algumas das medidas tomadas após críticas da população local. O governo ressalta que estudos de trânsito e demandas da prefeitura foram considerados para garantir a viabilidade e sustentabilidade do projeto.

Com previsão de significativas intervenções na zona oeste da capital, a renovação da concessão dos trechos rodoviários em São Paulo promete transformações importantes para a mobilidade urbana e a infraestrutura viária da região metropolitana.


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