França enfrenta onda de calor atípica com temperaturas acima de 40°C, alerta Météo-France

A onda de calor atinge o sul da França

A situação meteorológica na metade sul da França preocupa as autoridades. De acordo com a agência Météo-France, a região do Midi, em Toulouse, o interior de Gard e Hérault, e a região de Nouvelle-Aquitaine podem enfrentar temperaturas acima de 40°C devido à primeira onda de calor do ano.

Em Marselha, cidade-sede dos eventos de vela de Paris 2024, o calor já é intenso. No último domingo, os espectadores que acompanhavam as competições tiveram que enfrentar um dia quente e úmido. A organização até mesmo disponibilizou uma área de praia com boias, jogos infantis e caiaques para o público se refrescar.

Enquanto os espectadores buscavam maneiras de se refrescar, os atletas enfrentavam condições desafiadoras. Os campeões mundiais franceses na categoria 49er, Erwan Fischer e Clément Péquin, enfrentaram quase seis horas sob o sol aguardando por ventos favoráveis.

“Precisamos manter a hidratação e utilizamos toalhas com cubos de gelo. Tentamos criar sombra com as velas ou até mesmo com um guarda-sol trazido pelos técnicos no barco”, explicou Erwan Fischer sobre as condições climáticas adversas.

O climatologista Matthieu Sorel alertou para a gravidade das ondas de calor, como consequência das mudanças climáticas. Segundo ele, esses eventos climáticos estão se tornando mais intensos, frequentes e prolongados.

Na região de Paris, onde ocorrem a maioria dos eventos olímpicos, a previsão é de que o pico de calor seja atingido na terça-feira, com temperaturas em torno de 34-35 graus. As noites serão igualmente quentes, com mínimas acima dos 20 graus.

Sair da versão mobile