Especialistas afirmam que desconfiança de EUA e Europa sobre reeleição de Maduro persistirá, mesmo com divulgação de atas eleitorais




Artigo Jornalístico

Nicolás Maduro é reeleito na Venezuela e enfrenta desconfiança internacional

Por: Redação

Créditos: REUTERS/29.jul.2024-Fausto Torrealba

A desconfiança dos EUA e de países europeus em relação à proclamação da reeleição de Nicolás Maduro na Venezuela deve persistir mesmo após a divulgação das atas das eleições, dizem especialistas consultados pelo UOL. Essa foi uma condição imposta pelo governo brasileiro para reconhecer o resultado das urnas.

O que aconteceu

EUA e europeus estão alinhados com oposição, diz historiador. O professor da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) Rafael Araújo, que irá lançar ainda neste ano um livro sobre o chavismo pela editora Edupe, disse que esses países devem manter a mesma postura, ainda que as atas das eleições sejam divulgadas.

Maduro terá desafio de romper com isolamento internacional, projeta especialista em relações internacionais. Autor de dois livros sobre a Venezuela e professor da UFABC, Gilberto Maringoni diz que o presidente venezuelano reeleito precisará superar as acusações de fraude que pairam sobre o pleito.

Publicado em 31 de julho de 2024


Sair da versão mobile