Especialista avalia possibilidade de Urrutia alegar fraude nas eleições e pedir nova apuração das urnas.




Análise especialista sobre eleições na Venezuela

Urrutia pode alegar fraude nas eleições e pedir uma nova apuração das urnas, avalia especialista. “A oposição pode alegar fraude, não exatamente na contagem de votos, embora também possa pedir a recontagem, mas alegando a dificuldade dos residentes no exterior em se registrar previamente e em votar”, disse Carolina Pedroso, professora de relações internacionais da Unifesp.

Denúncias de fraude na Venezuela podem pressionar ou isolar o regime de Maduro perante outros países, avalia Carolina Pedroso. “Perder o reconhecimento de pares de esquerda da América Latina, como Lula, Petro, Boric, Sheinbaum etc. tem peso.”

Pelos sinais dados pelo Brasil, a postura da nossa diplomacia deve mudar, até para nos preservar de corroborar um processo eleitoral questionável, além da perspectiva de saída massiva de pessoas que tende a ocorrer e que também nos afeta.
Carolina Pedroso, professora de relações internacionais da Unifes

Para Maduro, apenas sua vitória garantiria a “paz” no país. No dia 18 deste mês, o presidente da Venezuela chegou a alertar para a possibilidade de um “banho de sangue” e uma “guerra civil”, caso não vencesse as eleições. “Quanto mais contundente for a [nossa] vitória, mais garantias de paz vamos ter”, disse Maduro durante discurso na ocasião.

A declaração foi duramente criticada pelo presidente Lula (PT), apesar de o petista ser um aliado tradicional de Maduro.

O governo brasileiro vai aguardar que as atas da eleição presidencial na Venezuela estejam disponibilizadas para reconhecer os resultados do voto em Caracas. Isso, segundo apurou o colunista do UOL Jamil Chade. A precaução de Brasília é tomada diante da sensibilidade do processo.


Sair da versão mobile