Aves marinhas raras são encontradas na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, surpreendendo moradores e especialistas em conservação ambiental.







Notícias sobre aves migratórias na Região dos Lagos

Aves marinhas raras no Sudeste são encontradas na Região dos Lagos

Nesta temporada do ano, aves marinhas de diversas espécies estão surgindo na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Além dos pinguins, que costumam visitar a área, também são vistos petréis, animais migratórios comuns em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

No Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD) do Instituto Albatroz, que desde junho realiza o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) em Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo, duas aves da espécie petrel-gigante-do-Sul (Macronectes giganteus) estão em tratamento. Elas foram resgatadas em Saquarema e Arraial e chamam a atenção pelos tubos nasais, que são essenciais para a detecção de alimentos em vastas áreas oceânicas.

De acordo com a médica veterinária Daphne Goldberg, responsável técnica do Instituto Albatroz, durante o inverno austral, de junho a setembro, a ave realiza movimentações sazonais, afastando-se das áreas de reprodução. Nesse período, elas seguem em direção às águas subtropicais e temperadas, incluindo a costa brasileira.

Desde o início das atividades, a instituição recolheu 73 animais, dos quais 28 estavam vivos e 45 mortos. Entre eles, 20 são pinguins da espécie Spheniscus magellanicus, conhecidos como pinguins-de-Magalhães

O Projeto de Monitoramento de Praias orienta sobre como agir ao encontrar e avistar um pinguim nas praias da Região dos Lagos. Confira as dicas para evitar problemas e ajudar o animal:

  • Caso o animal esteja nadando, não o tire da água e nem o encurrale…

Pinguins na piscina resgatados pelo Instituto Albatroz. Reprodução: Divulgação.

Autor: Redação

Data: 25 de julho de 2024


Sair da versão mobile