Eleições na Venezuela: Líder de oposição comemora alta participação no pleito
A líder de oposição María Corina Machado comemorou a elevada participação no pleito que elege, neste domingo (28), o novo presidente venezuelano. Em entrevista, Machado afirmou: “Em todos os centros (de votação) do país temos uma participação ‘apoteótica’ e me sinto muito orgulhosa. Estamos concretizando um sonho e uma luta pela liberdade”, destacando a importância do momento para a democracia no país.
O presidente Nicolás Maduro busca um terceiro mandato, porém o grande favorito na disputa, segundo pesquisas, é o diplomata Edmundo González Urrutia, candidato da Plataforma Democrática de oposição. González substituiu a liberal María Corina Machado, que venceu as primárias da oposição no ano passado, mas foi inabilitada pelas autoridades para concorrer à presidência, gerando controvérsias no processo eleitoral.
De acordo com Machado, até às 13h no horário local, a taxa de participação já alcançava 42,1%, o equivalente a 9,3 milhões de eleitores, um número significativo que pode se tornar histórico se mantido ao longo do dia. “É uma maravilha. É muito, muito bonito o que está acontecendo”, ressaltou a engenheira de 56 anos, enfatizando a importância da participação cívica e democrática dos cidadãos.