Julho Amarelo e Dia Mundial de Combate à Hepatite alertam para prevenção e tratamento; ONU institui o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Na última semana do mês de julho e início de agosto de 2024, diversas datas importantes foram celebradas e nos convidaram à reflexão sobre temas relevantes. Entre os dias 28 de julho e 3 de agosto, duas datas se destacaram: o Dia Mundial de Combate à Hepatite e o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

O Dia Mundial de Combate à Hepatite, celebrado em 28 de julho, faz parte do Julho Amarelo, mês dedicado a alertar sobre os perigos das hepatites virais e a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças. Já o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, celebrado em 30 de julho e instituído pela ONU, visa conscientizar sobre o crime que afeta milhões de pessoas globalmente.

Além dessas datas, o 30 de julho também é celebrado como o Dia Internacional da Amizade, uma iniciativa da ONU para promover a valorização das relações de amizade entre os países membros. No mesmo dia, relembramos a chegada do homem à Lua, um marco importante na história da humanidade.

Outras celebrações marcaram a semana, como o Dia do Poeta de Literatura de Cordel e o Dia Mundial da Amamentação, que promove a importância da amamentação para a saúde infantil. Além disso, datas que marcam a independência do Maranhão e homenagens a figuras marcantes na arte, como o cantor Luiz Gonzaga, o escritor Antoine de Saint-Exupéry e o comediante Mussum, foram lembradas e comemoradas.

Essas datas especiais nos convidam a refletir sobre questões de saúde, direitos humanos, cultura e memória. Cada efeméride nos lembra da importância de se valorizar e preservar as conquistas e legados deixados por figuras históricas e de se manter vigilante frente aos desafios que ainda enfrentamos na sociedade atual.

Sair da versão mobile