Distante das áreas de interesse turístico do Rio, a Barra da Tijuca encontra alívio e vitalidade com a chegada de shows e festivais que movimentam a hotelaria do bairro. A região, pouco procurada por turistas que visitam a cidade, possui grandes hotéis voltados para convenções e encontros corporativos. Durante boa parte do ano, esses hotéis enfrentam baixa ocupação, a não ser quando festivais e shows animam os grandes espaços do bairro, que fica a 30 km do Centro do Rio.
De acordo com o Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro, o HotéisRio, 50% dos quartos na região da Barra da Tijuca já foram reservados para o período do Rock in Rio, que ocorrerá entre 13 e 22 de setembro. A expectativa é que a taxa de ocupação se aproxime dos 100% durante o evento.
“A taxa atual está menor do que os 78% de julho de 2022, ano da edição anterior do festival, mas novas reservas para o período do Rock in Rio têm sido feitas diariamente”, afirma Alfredo Lopes, presidente do HotéisRio. “O evento atrai um público mais jovem, que tende a fazer reservas mais em cima da hora. Daqui para a frente, esperamos que a ocupação média fique em torno de 75%, variando conforme a atração do dia, que influencia muito a movimentação dos hotéis. Nos dias de pico, especialmente quando há shows de cantores americanos que atraem até pessoas de outros países, a expectativa é que 95% dos quartos estejam ocupados”, estima Lopes.
Advertisement
A Barra da Tijuca, que costumava ser uma região menos movimentada no que diz respeito ao turismo, está experimentando um aumento de atividades de entretenimento que estão beneficiando a indústria hoteleira local. Situada a uma distância considerável das áreas turísticas tradicionais do Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca vem se destacando como um polo de diversão e eventos, atraindo um novo público para a região.
Os hotéis da Barra da Tijuca, muitos deles com foco em eventos corporativos, geralmente sofrem com baixas taxas de ocupação ao longo do ano. No entanto, durante períodos de shows e festivais, a situação se inverte, com uma demanda significativa por hospedagem. O Rock in Rio é um dos eventos que mais impulsionam a ocupação hoteleira na região, com a maioria dos quartos já reservados para as datas do festival.
O presidente do Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro, Alfredo Lopes, destacou que a expectativa é de uma ocupação quase total dos hotéis durante o Rock in Rio, principalmente nos dias de maior destaque, como quando artistas internacionais se apresentam. A variedade de atrações do festival e a procura de um público mais jovem têm contribuído para o aumento das reservas de última hora, mantendo a expectativa de uma ocupação média em torno de 75%.
Com a movimentação dos hotéis e a variedade de eventos culturais e musicais na região, espera-se que a Barra da Tijuca continue se consolidando como um destino atraente não apenas para turistas, mas também para moradores locais em busca de entretenimento de qualidade e hospedagem confortável.