Djaimilia Pereira de Almeida é destaque no Fliparacatu, abordando temas de ancestralidade e experiências afro-europeias em suas obras.






Artigo Jornalístico

Autora Angolana na Fliparacatu: Djaimilia Pereira de Almeida é destaque no Festival Literário Internacional

A renomada escritora portuguesa Djaimilia Pereira de Almeida está confirmada como uma das principais atrações do aguardado Festival Literário Internacional de Paracatu (Fliparacatu), que chega este ano à sua aguardada segunda edição. Nascida em Angola, Djaimilia se destaca em suas obras ao abordar temas como ancestralidade e experiências afro-europeias, tendo como principais títulos “A Visão das Plantas” e “Luanda, Lisboa, Paraíso”, este último vencedor do prestigioso Prêmio Oceanos em 2019.

Além de sua brilhante trajetória literária, a autora também atua como consultora para direitos humanos, igualdade e não-discriminação na Casa Civil do governo português, evidenciando seu engajamento em questões sociopolíticas relevantes.

O Fliparacatu está marcado para acontecer na pitoresca cidade do interior mineiro no período de 28 de agosto a 1º de setembro. Outros nomes de destaque já confirmaram presença no evento gratuito, como os escritores Conceição Evaristo, Ailton Krenak e Itamar Vieira Junior, bem como a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Adicionalmente, Djaimilia Pereira de Almeida está programada para participar de dois eventos no Sesc São Paulo durante sua estadia no Brasil, ampliando ainda mais sua presença e influência no cenário cultural do país.


Presenças Ilustres e Glamour na Europa

O ex-jogador de futebol Raí marcou presença como um dos convidados especiais em uma luxuosa festa promovida pela renomada Fundação Louis Vuitton, em Paris, na véspera da abertura dos Jogos Olímpicos na semana passada. O evento contou ainda com a presença do icônico cantor Mick Jagger e sua noiva, a talentosa bailarina e coreógrafa Melanie Hamrick, assim como do renomado cineasta Spike Lee, adicionando uma pitada de glamour e entretenimento ao cenário europeu.

Por Bianka Vieira, Karina Matias e Manoella Smith

Leia mais: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no botão abaixo.


Sair da versão mobile