Brasileiro Willian Lima está na final do judô das Olimpíadas de Paris
O Brasil tem um representante na final do judô das Olimpíadas de Paris. Willian Lima venceu Gusman Kyrgyzbayev, do Cazaquistão, e avançou para a final da categoria até 66 kg neste domingo (28). Com essa vitória, ele garantiu ao menos a medalha de prata.
Nascido em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, Willian Lima, de 24 anos, é atleta do Clube Pinheiros desde 2015 e também terceiro-sargento da Marinha.
O judô entrou na vida de Lima aos seis anos, mesmo não sendo sua primeira opção esportiva. Devido à altura e idade, não pôde começar na natação, mas encontrou na luta uma paixão na Associação Namie de Judô, onde se destacou ao longo dos anos.
Lima é uma das revelações das Olimpíadas de Paris-2014. Sua primeira grande conquista pelo Brasil ocorreu em 2019, nos Jogos Mundiais Universitários em Napoli, Itália, onde conquistou a medalha de bronze.
Em 2019, também obteve o bronze no Grand Slam de Brasília, um torneio que garante muitos pontos no ranking do judô. A partir daí, Willian Lima não parou mais. No ano seguinte, em 2020, conquistou a medalha de bronze no Grand Slam de Budapeste.
Nos jogos Pan-Americanos de Judô de 2021, em Lima, o atleta brasileiro conquistou o ouro na categoria até 66 kg. No ano seguinte, repetiu o feito na mesma competição e ainda levou o ouro na equipe mista do Brasil.
Na edição dos Pan-Americanos de 2023, Willian Lima ganhou a medalha de bronze e emocionado dedicou a conquista à sua esposa, Maria Júlia, e ao seu filho Dom, que na época tinha apenas 28 dias de vida.
Em suas redes sociais, Lima compartilha sua rotina de preparação para as lutas, inclusive treinando enquanto carrega o bebê. Ele se inspira em outros atletas que fazem o mesmo, como o judoca Lasha Shavdatuashvili da Geórgia, que deu a medalha para o filho no pódio.
No Pan de Judô do Rio de Janeiro, em 2024, Willian Lima ficou com o ouro e agora busca repetir o feito nas Olimpíadas. Ele expressa o desejo de compartilhar esse momento especial com seu filho Dom, planejando estar nas Olimpíadas de Paris juntos.