Temperaturas globais atingem recorde, ultrapassando limiar climático chave em mais de 550 lugares ao redor do mundo.


Temperaturas recordes atingem o mundo

Neste dia, a temperatura média global do ar na superfície atingiu 17,09ºC – um pouco mais alta do que o recorde anterior, estabelecido em julho do ano passado, de 17,08°C.

O calor recorde foi sentido em quase todos os continentes. De acordo com o The Washington Post, grandes partes da Ásia tiveram dias escaldantes e noites “perigosamente quentes”. As altas temperaturas no oeste dos EUA também alimentaram incêndios florestais descontrolados.

Segundo análise dos Centros Nacionais de Informações Ambientais dos EUA, 550 lugares ao redor do planeta registraram temperaturas diárias recordes somente nos últimos 7 dias.

As temperaturas médias globais já atingiram ou ultrapassaram um limiar climático chave durante 12 meses, destacando o desafio de limitar o aquecimento global a menos de 1,5ºC acima da era pré-industrial, como estabelece o Acordo de Paris.

O Copernicus é um sistema de observação da Terra composto por uma frota de satélites europeus Sentinel, além de instrumentos in-situ – no solo, mar e ar – que coletam dados gratuitos e disponíveis publicamente.

*Com Reuters


Sair da versão mobile