Mafê Costa, de 22 anos e estreante em Olimpíadas, conseguiu se classificar para a final após 76 anos da última participação brasileira nessa disputa. Ela obteve o sétimo melhor tempo na fase classificatória, com 4min03s47, ficando atrás da norte-americana Katle Ledecky, que liderou a etapa com 4min02s19.
Para Mafê, nadar de manhã foi um desafio, mas ela se sente grata por ter alcançado sua primeira final olímpica. A nadadora terá pela frente competidoras como Katie Ledecky (EUA), Ariarne Titmus (Austrália) e Isabel Gose (Alemanha) na busca por uma medalha.
Já Cachorrão teve um ótimo desempenho, conquistando o segundo melhor tempo nas eliminatórias, com 3min44s23. O nadador destacou que sua intenção era vencer e ficou feliz por conseguir se classificar para a final. Ele está confiante de que conseguirá nadar ainda mais rápido na disputa decisiva.
Além dos destaques Mafê e Cachorrão, a brasileira Gabrielle Roncato também competiu na prova dos 400m livre feminino, terminando na 16ª colocação geral. Com esses resultados promissores, a expectativa é grande para as finais da natação brasileira em Paris.