Blinken elogia diplomacia entre Filipinas e China em missão de reabastecimento no Mar do Sul da China




Artigo Jornalístico

Missão de Reabastecimento nas Filipinas é Elogiada por Blinken durante Fórum da Asean

Na última semana, o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, elogiou as Filipinas e China pela diplomacia demonstrada após Manila completar uma missão de reabastecimento para tropas em um local disputado, sem interferência chinesa.

Blinken participou do Fórum Regional da Asean, juntamente com diplomatas de grandes potências, como Rússia, Índia, China, Austrália, Japão e União Europeia. O evento teve como foco a segurança e abordou temas como os conflitos em Gaza e na Ucrânia, as ambições nucleares da Coreia do Norte e a tensão no Mar do Sul da China.

A presença de tropas das Filipinas em um antigo navio da Marinha dos Estados Unidos, localizado no Second Thomas Shoal, tem incomodado a China ao longo dos anos. As discussões entre os dois países levantaram preocupações regionais sobre uma eventual escalada que poderia envolver a intervenção dos Estados Unidos.

No entanto, os dois lados chegaram a um acordo esta semana sobre a condução dessas missões. Blinken expressou sua satisfação com o sucesso do reabastecimento realizado no Second Thomas Shoal durante o evento da Asean no Laos, e destacou a importância de manter esse progresso.

“Temos o prazer de dizer que o reabastecimento de hoje no Second Thomas foi bem-sucedido”, afirmou Blinken aos ministros das Relações Exteriores da Asean. “Aplaudimos isso e esperamos ver que isso continue avançando”.


Sair da versão mobile