Líder do Hamas na Cisjordânia morre sob custódia de Israel, acusando negligência médica; Tel Aviv não se pronuncia.




Notícia – Líder do Hamas morre sob custódia de Israel

Um líder do Hamas morre sob custódia de Israel

Na manhã desta sexta-feira (26), autoridades palestinas e o grupo terrorista Hamas confirmaram a morte de Mustafa Muhammad Abu Ara, um dos líderes do Hamas na Cisjordânia, enquanto estava sob custódia de Israel. Tel Aviv não emitiu nenhum comentário ou confirmação sobre o ocorrido.

Segundo um comunicado conjunto da Autoridade Palestina e do Clube de Prisioneiros Palestinos, Abu Ara, de 63 anos, foi transferido de uma prisão no sul de Israel para um hospital antes de falecer. O Hamas emitiu uma nota de pesar, responsabilizando a ocupação israelense pelo que chamou de “assassinato por negligência médica deliberada”.

De acordo com informações da Autoridade Palestina e de uma ONG ligada aos direitos dos presos, Abu Ara sofria de graves problemas de saúde e teria sido submetido a tortura e privação de comida durante sua detenção, que teve início em outubro.

Os questionamentos da AFP ao Exército de Israel não receberam resposta até o momento. A escalada de tensões entre palestinos e israelenses ganhou destaque neste mês, com acusações de “guerra de vingança” contra os presos palestinos.

Nos confrontos recentes entre o Hamas e Israel, mais de 1.197 pessoas perderam a vida, a maioria delas civis, de acordo com dados oficiais israelenses. Em resposta, Israel lançou uma ofensiva contra a Faixa de Gaza, resultando em mais de 39.000 mortes, principalmente de civis. Na Cisjordânia, o conflito deixou ao menos 500 mortos.


Sair da versão mobile