Ex-presidente Bolsonaro pouco ajuda candidato do Clã Reis em pesquisa para prefeito de Duque de Caxias, mostra levantamento Quaest

Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a corrida pela prefeitura está cada vez mais acirrada. Segundo a segunda pesquisa Quaest sobre a intenção de votos para o cargo, o ex-prefeito José Camilo Zito, do PV, continua na liderança, com 37% das intenções de voto. Essa margem garantiria a vitória de Zito no segundo turno, uma vez que a soma dos votos de seus adversários fica em 36% no cenário com quatro candidatos, e 38% a 34% quando há apenas três concorrentes.

A presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pouco influenciou a candidatura de Netinho Reis (MDB), apoiado por Washington Reis e pelo próprio Bolsonaro, que alcança 26% das intenções de voto. Wesley Teixeira, do PSB, aparece com 2%, enquanto Celso do Alba, da União Brasil, chega a 8%. Na pesquisa anterior, Zito estava com 40% e Netinho com 23%, indicando uma leve mudança nos números. Os indecisos somam 7%, e 21% declaram que pretendem votar nulo, em branco ou não participar do pleito.

Em uma eventual parceria com Lula e Bolsonaro, Zito registra 36% das intenções de voto, Netinho cresce para 32% e Celso do Alba mantém seus 8%. A pesquisa mostra que 28% dos eleitores votariam em quem Bolsonaro indicar, enquanto 68% não aceitariam essa indicação. Já Lula teria o voto incondicional de 25% dos entrevistados, com 72% não aceitando a indicação do petista.

Em um eventual segundo turno, Zito venceria Netinho por 43% a 34%. Já contra Celso do Alba, a diferença é maior, com 49% a 23 a favor do candidato do PV. Netinho, por sua vez, venceria Celso do Alba por 44% a 20%. A pesquisa também revela que a gestão do atual prefeito, Wilson Reis (MDB), é desaprovada pela maioria dos moradores, especialmente no quesito segurança pública.

Realizada entre os dias 20 e 23 de julho, a pesquisa entrevistou 702 eleitores e foi encomendada pela Rádio Tupi. Registrada na Justiça Eleitoral, o levantamento mostra um cenário eleitoral instigante e repleto de reviravoltas em Duque de Caxias.

Sair da versão mobile