Elon Musk, dono do X, faz polêmica ao trocar emoji de arminha d’água por pistola de fogo em rede social






X altera emoji de arma de água para revólver

Na semana passada, o X, antigo Twitter, trocou o emoji usado para representar uma arma. A rede social trocou uma ilustração de uma arminha d’água verde por uma representação de arma de fogo, com uma pistola cinza e marrom.

A mudança feita pelo X, que tem Elon Musk como dono, vai na contramão das principais empresas de tecnologia, como Google, Apple e Meta. Em 2018, o Twitter já havia substituído o revólver pela pistola d’água, seguindo a tendência das concorrentes.

Musk não explicou os motivos da mudança, mas deixou claro que se trata de uma decisão pessoal. Ele afirmou que a “pistola d’água é burra e feia” e que a arma será representada de forma mais realista em todos os dispositivos.

A atualização para o emoji de revólver está disponível apenas na versão web do X, mas em breve será levada também para os dispositivos móveis, conforme anunciado por Musk nas redes sociais.

Embora os emojis sejam universais, cada plataforma escolhe como representá-los visualmente, gerando diferenças entre as versões de X e Facebook, por exemplo.

Histórico

A Apple foi a primeira empresa a abandonar o emoji de arma de fogo realista, atendendo a um pedido de uma associação dos Estados Unidos. Em 2016, a empresa juntamente com a Microsoft se opôs à criação de um emoji de rifle para não associar a figurinha a ideias violentas, estimulando o debate sobre o controle de armas de fogo.

A mudança gradual do revólver para a pistola d?água nos emojis das redes sociais foi interrompida por Musk, que defende a representação mais realista da arma. Seu posicionamento alinha-se com a direita americana, favorável à posse de armamentos por civis.


Sair da versão mobile