Brasil é a oitava maior economia do mundo e apresenta bons indicadores, afirma vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

O Brasil alcançou uma grande conquista este ano ao se tornar a oitava maior economia do mundo, conforme declarou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, durante sua participação no Fórum de Comércio e Inovação Coreia-ALC, realizado no Rio de Janeiro na última quinta-feira (25). Alckmin destacou diversos indicadores positivos que demonstram o bom desempenho econômico do país, tais como a redução do risco país de 254 para 160 pontos, a diminuição da inflação de 4,5% para 3,7%, a queda da taxa de desemprego de 8,3% para 7,1% e a aprovação da reforma tributária.

A reforma tributária foi ressaltada pelo ministro como um marco importante para simplificar e incentivar investimentos e exportações, uma vez que elimina a carga tributária sobre investimentos e exportações. Alckmin citou um estudo do Instituto de Política Econômica Aplicada (Ipea) que estima que, em um período de 15 anos, a reforma tributária pode impulsionar o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 12%, os investimentos em 14% e as exportações em 17%.

Além disso, a ampliação do Mercado Comum do Sul (Mercosul) com a adesão da Bolívia foi destacada como um fator positivo pelo ministro, que enfatizou as oportunidades de investimento em diferentes setores, como energias renováveis, SAF (Combustível Sustentável de Aviação), complexo industrial da saúde e tecnologia. A parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Eximbank da Coreia do Sul foi ressaltada como um caminho para impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico do país.

Durante o fórum, Alckmin ressaltou o compromisso do Brasil com a democracia e o desenvolvimento, celebrando os 65 anos de relações diplomáticas com a Coreia do Sul e as parcerias comerciais e de investimento existentes entre os dois países. O ministro também fez uma brincadeira ao mencionar o histórico de sorte do Brasil em competições realizadas na Coreia, fazendo referência à última Copa do Mundo de Futebol na qual a seleção brasileira foi campeã, realizada no país asiático em conjunto com o Japão.

Em resumo, as declarações de Alckmin durante o fórum ressaltam a confiança no progresso econômico e nas parcerias do Brasil, destacando os avanços conquistados e as perspectivas positivas para o futuro do país.

Sair da versão mobile