Nova pesquisa Quaest revela intenções de voto para a Prefeitura do Rio
Uma nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira (24/07) pela Quaest trouxe dados interessantes sobre as intenções de voto dos eleitores cariocas para a Prefeitura do Rio de Janeiro. O levantamento, realizado entre os dias 19 e 22 de julho, ouviu 1.104 eleitores maiores de 16 anos, e apresentou resultados surpreendentes.
O ex-prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), surge como líder nas intenções de voto com 49%, segundo a pesquisa. Em segundo lugar, aparece Alexandre Ramagem (PL), conhecido como Delegado Ramagem, com 13%, e logo em seguida Tarcísio Motta (PSOL) com 7%. A margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou menos possibilita um empate técnico entre Ramagem e Motta.
Outros candidatos como Cyro Garcia (PSTU), Rodrigo Amorim (União Brasil), Juliete Pantoja (UP) e Marcelo Queiroz (PP) possuem percentuais menores, todos com 2% ou 3%, e também estão empatados tecnicamente com Tarcísio Motta.
A pesquisa apontou ainda que Carol Sponza (NOVO) e Dani Balbi (PCdoB) obtiveram 1% cada, enquanto Henrique Simonard (PCO) ficou com 0%. O levantamento revelou também que 4% dos entrevistados estão indecisos e 15% pretendem votar em branco, nulo ou não votar.
Registrada sob o número RJ-03444/2024 na Justiça Eleitoral, a pesquisa foi encomendada pela Rádio Tupi, trazendo informações relevantes sobre as preferências dos eleitores para as próximas eleições municipais.
Confira os principais candidatos e suas intenções de voto (Cenário Estimulado, 1º Turno):
- Eduardo Paes (PSD) – 49%
- Delegado Ramagem (PL) – 13%
- Tarcísio Motta (PSOL) – 7%
- Cyro Garcia (PSTU) – 3%
- Rodrigo Amorim (União Brasil) – 3%
- Juliete Pantoja (UP) – 2%
- Marcelo Queiroz (PP) – 2%
- Carol Sponza (NOVO) – 1%
- Dani Balbi (PCdoB) – 1%
- Henrique Simonard (PCO) – 0%
- Indecisos – 4%
- Branco/Nulo/Não pretendem votar – 15%
Com base nos dados apresentados pela pesquisa Quaest, o cenário político para a Prefeitura do Rio de Janeiro nas próximas eleições municipais promete ser bastante acirrado, com uma disputa interessante entre os principais candidatos.