Joe Biden renuncia à eleição de 2024 em nome da democracia: “A defesa da democracia é mais importante do que qualquer título”, afirma presidente dos EUA







Discurso de Joe Biden no Salão Oval

Presidente dos EUA, Joe Biden, renuncia à eleição de 2024 em nome da democracia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fará um pronunciamento histórico no Salão Oval, nesta quarta-feira (24), revelando sua decisão de abrir mão de concorrer à reeleição em 2024 em prol da proteção da democracia e da promoção de uma nova geração de líderes.

“A defesa dos valores democráticos está acima de qualquer cargo ou título”, afirmará Biden em seu discurso, conforme trechos antecipados pela Casa Branca. “Cheguei à conclusão de que a melhor maneira de honrar esse compromisso é passando o bastão para uma nova geração de líderes políticos.”

Com essa decisão surpreendente, o cenário político norte-americano sofre uma reviravolta inesperada, lançando incertezas sobre o futuro do Partido Democrata e abrindo espaço para o surgimento de novas lideranças capazes de dar continuidade ao legado de Biden.

A renúncia do presidente dos EUA à possibilidade de reeleição ressalta a importância da preservação dos princípios democráticos em um momento de desafios internos e externos. A atitude de Biden é uma demonstração de sua profunda convicção de que a estabilidade institucional e a renovação política são fundamentais para a manutenção da democracia.

dk/bfm/erl/am


Sair da versão mobile