Hospital Unimed Barra se torna pioneiro no Rio de Janeiro com terapia avançada para tratamento oncológico

Hospital Unimed Barra se destaca como pioneiro na cidade do Rio de Janeiro com nova terapia avançada para tratamento de tumores hematológicos

Hospital Unimed Barra (Foto Divulgação)

O Hospital Unimed, situado na Barra da Tijuca e gerenciado pela Unimed Ferj em parceria com a Oncoclínicas Rio de Janeiro, obteve a certificação de sua Unidade de Terapia Celular para o uso do YESCARTA ®. Este medicamento é empregado em terapias avançadas no tratamento de tumores hematológicos, como o linfoma difuso de grandes células B e linfoma folicular, produzido a partir de células CAR-T geneticamente modificadas. Essa qualificação destaca o hospital como pioneiro na cidade para esse procedimento e o segundo no estado, sendo uma das 20 instituições no país autorizadas para essa finalidade.

De acordo com o onco-hematologista da Oncoclínicas e coordenador da Unidade de Terapia Celular do Hospital Unimed, Leonardo Gomes, a certificação representa um avanço significativo e um marco para a unidade, proporcionando esperança para pacientes sem alternativas de tratamento. Gomes destacou: “A unidade está agora habilitada e se posiciona como líder na oferta de um tratamento inovador. Somos o único hospital qualificado para oferecer essa terapia na cidade do Rio de Janeiro”.

O YESCARTA ®, produzido pelo laboratório Kite – uma empresa do grupo Gilead Sciences Farmacêutica do Brasil, é direcionado ao cuidado de pacientes adultos sem resposta a duas ou mais linhas de terapia sistêmica. A avaliação e certificação do hospital foram conduzidas pela própria farmacêutica, envolvendo um extenso processo de análise técnica e de qualidade nas áreas médica, práticas assistenciais e processos.

O YESCARTA ® é formulado com células CAR-T, que são geneticamente modificadas e têm se mostrado eficazes no tratamento de pacientes com linfomas graves recidivantes, apresentando uma probabilidade de cura entre 40% e 50% em cinco anos. Essa terapia inovadora e tecnológica demanda um desenvolvimento e monitoramento complexos.

Publicidade

Receba notícias no WhatsApp
Sair da versão mobile