Vegetarianos questionam título de matéria da Fapesp
Recentemente, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) enviou um e-mail automático em protesto ao título de uma matéria publicada pela agência de notícias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O artigo em questão abordava a alimentação dos veganos, destacando que eles consomem o teor adequado de proteínas e aminoácidos essenciais, mas dependem de alimentos ultraprocessados.
A SVB argumenta que o próprio texto contradiz o título apresentado. Segundo a organização, o artigo da Fapesp menciona que os veganos não sofrem com deficiências na ingestão de proteínas e aminoácidos essenciais, apesar de necessitarem recorrer a proteína texturizada de soja e suplementos proteicos, caracterizados como ultraprocessados.
O pesquisador Hamilton Roschel, da Faculdade de Medicina da USP, mencionado no artigo, ressalta que alguns desses alimentos ultraprocessados não são necessariamente prejudiciais à saúde, desde que não contenham altas concentrações de gordura, açúcar, sódio, conservantes e aditivos artificiais.
O estudo da USP aponta que os veganos consomem 13.2% de alimentos ultraprocessados em relação à sua dieta total, enquanto o restante da população chega a 23,7%. De acordo com a classificação Nova, criada pela USP para estabelecer parâmetros de alimentação saudável, os veganos teriam uma dieta mais equilibrada do que consumidores de produtos de origem animal.
É importante destacar que o título da matéria pode gerar interpretações equivocadas, sugerindo que os veganos optam por alimentos processados de baixa qualidade. No entanto, a atenção e cuidado com a alimentação por parte dos veganos é um fator relevante que contribui para sua saúde.
Em suma, os veganos, apesar das restrições alimentares que adotam, são pessoas conscientes e atentas à qualidade dos alimentos que consomem, o que os coloca em um patamar superior em relação à dieta geral da população.
Portanto, é fundamental compreender os nuances da alimentação vegana e reconhecer os esforços desses indivíduos em manter uma dieta saudável e equilibrada para o bem-estar deles e do planeta.