Desmatamento nas áreas protegidas da Amazônia atinge menor índice dos últimos 10 anos, aponta Imazon em novo levantamento.

Segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o desmatamento nas áreas protegidas da Amazônia no primeiro semestre de 2024 foi o menor dos últimos 10 anos. O levantamento divulgado nesta quarta-feira (24) apontou que foram devastados 93 km², representando uma queda de 18% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Além disso, a Amazônia Legal também registrou uma redução significativa no desmatamento. Comparado ao primeiro semestre do ano passado, a diminuição chega a 636%, sendo a menor área de mata derrubada desde 2017.

Leia também: Avião cai logo após decolar e mata 18 pessoas no Nepal

Privatização da Sabesp é concluída; venda resultou em R$14,8 bi para os cofres do governo de SP

Apesar do resultado positivo no primeiro semestre, o mês de junho apresentou um aumento de 10% no desmatamento em comparação ao mês anterior, passando de 361 km² para 398 km². Esses dados interromperam uma sequência de 14 meses consecutivos de redução no desmatamento na região.

Os estados que mais contribuíram para o desmatamento em junho foram Amazonas (35%), Pará (26%) e Mato Grosso (15%), que juntos concentraram quase 80% do total devastado na Amazônia Legal neste mês.

Sair da versão mobile