A ascensão dos valores de patrocínio no futebol brasileiro: o que está por trás desse fenômeno impressionante?






Aumento nos valores dos patrocínios no futebol brasileiro

Aumento nos valores dos patrocínios no futebol brasileiro

Nos últimos anos, o futebol brasileiro tem vivenciado um aumento significativo nos valores de patrocínio, refletindo uma valorização crescente do esporte tanto no cenário nacional quanto internacional. Este fenômeno pode ser atribuído a diversos fatores que incluem a profissionalização dos clubes, o aumento da visibilidade proporcionada pela mídia e a globalização do futebol.

É fato que os números têm crescido de forma considerável. Um grande exemplo disso é o caso do Corinthians, que em um período de um ano, obteve uma valorização impressionante de 445% no patrocínio master de seu uniforme. A Hypera Pharma, que anteriormente investia R$ 22 milhões anuais, foi substituída pela VaideBet, uma casa de apostas que pagará R$ 120 milhões por ano ao Timão.

Casas de aposta dominaram o mercado

A legalização das apostas esportivas no Brasil, aprovada em 2018, abriu as portas para um mercado vasto e até então inexplorado, atraindo um influxo de investimentos estrangeiros e locais. As empresas de apostas enxergaram no futebol brasileiro uma oportunidade única de alcançar milhões de torcedores apaixonados e engajados.

Foi uma questão de tempo até que as camisas dos times brasileiros começassem a estampar as casas de apostas, os contratos de patrocínio se tornaram cada vez maiores, uma vez que o crescimento do ramo de apostas no Brasil é muito grande. Hoje, 39 dos 40 clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro possuem patrocínios de casas de apostas.

Em números, podemos ver o quanto essas empresas fazem diferença na receita dos clubes. O Flamengo, por exemplo, possui o patrocínio master da Pixbet, no contrato atual, o rubro-negro ganha cerca de R$ 85 milhões, o que representa uma valorização de 84% em relação ao patrocínio anterior do banco BRB, que pagava R$ 45 milhões.

O São Paulo também é um outro caso relevante. O tricolor fez uma parceria com a Superbet e arrecadará R$ 52 milhões por ano, o que significa uma valorização de 116% em relação à parceria anterior.

Os números continuarão a aumentar?

A tendência é que os números sigam crescendo nos próximos anos. Com a ascensão do mercado de apostas e a regulamentação do setor, os valores dos patrocínios no futebol brasileiro têm tudo para continuar em alta, trazendo mais receitas para os clubes e fortalecendo o cenário esportivo do país.

Cada vez mais, plataformas novas no mercado brasileiro, como o NetBet apostas – que é um site de apostas localizado para brasileiros – estão caindo no gosto popular, ao juntar essa paixão por esportes e apostas, dois temas que estão em alta desde sempre.

A regulamentação das apostas permite com que as empresas consigam trabalhar com mais segurança jurídica no Brasil e, com isso, tenham mais espaço para traçar estratégias de comunicação e marketing e, dessa maneira, as empresas tendem a investir mais ainda no mercado nacional.

Anúncio

Receba notícias no WhatsApp

Sair da versão mobile