Fake news: Vídeo viral de homem no aeroporto promovendo Latam e atacando Gol e Azul é desmentido.




Reportagem sobre vídeo falso envolvendo Lula e companhias aéreas

Em outros posts nas redes sociais, apenas um print do vídeo com o aeroporto de fundo e as frases sobrepostas são divulgadas.

No vídeo um homem caminha pela área de check-in de um aeroporto. Ele mostra a área da Latam, com passageiros, e diz: “Vamos fazer a companhia Latam a maior companhia do Brasil. É isso que nós temos que fazer”.

Ele passa, então, a criticar Azul e Gol dizendo que na Latam “não tinha o comandante Ladrão, chamado Luli”. Ele também mostra os guichês de Azul e Gol vazios. “Para quem gostava de comprar na Azul Linhas Aéreas, infelizmente vai começar a perder suas ações. E detalhe, a Gol vai de lambuja, está lascada, vai ficar mais fudida ainda. Tem um comandante ladrão. Está sendo adquirida pela Azul Linhas Aéreas, onde seu comandante é o Luli. Gente, balcão vazio aqui da Azul. Vazio, vazio, e assim vai ser.”

Ele continua andando pelo aeroporto e conclui: “Vamos de Latam. Campanha brasileira nacional pela companhia Latam linhas aéreas. Uma companhia 100% brasileira e não alinhada com bandido”.

Em seguida, o vídeo mostra o CEO da Azul, John Rodgerson, em um evento dizendo para Lula: “Você, neste momento, é o grande comandante do país, então, você tem que ter um quepe da Azul, de comandante, tá bom?”. Ele entrega, então, o quepe e uma miniatura de um avião para Lula, que posa para fotos com o presidente da Azul, uma aeromoça e Janja. O vídeo é encerrado com um “The end” de desenho animado.

Por que é falso

Lula e seus filhos não estão no quadro de acionistas da Azul. Em uma busca no site de Relacionamento com Investidor não foram encontrados os nomes de Lula ou de seus filhos.

Nesta reportagem, foi abordado um vídeo que está circulando nas redes sociais onde um homem caminha por um aeroporto e faz declarações polêmicas sobre empresas aéreas. No vídeo, ele destaca a companhia Latam como a melhor do Brasil e critica Azul e Gol, fazendo acusações graves sobre supostos comandantes corruptos.

Além disso, o homem no vídeo menciona o ex-presidente Lula como parte da Latam, o que é categoricamente negado pelas empresas envolvidas. A Azul, inclusive, afirmou que Lula não faz parte do quadro de acionistas da companhia.

Essa divulgação falsa pode gerar consequências sérias para as empresas citadas, prejudicando suas reputações e causando confusão entre os consumidores. Portanto, é importante verificar a veracidade das informações antes de compartilhar conteúdos duvidosos nas redes sociais.


Sair da versão mobile