TSE estuda campanha nacional para incentivar voto da população negra nas eleições municipais, visando ampliar participação nas urnas.




TSE estuda campanha para incentivar voto da população negra nas eleições municipais

TSE estuda campanha para incentivar voto da população negra nas eleições municipais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está avaliando a possibilidade de lançar uma campanha publicitária nacional com o objetivo de incentivar o voto da população negra nas eleições municipais deste ano. Essa iniciativa inédita surge a partir da atuação da Comissão de Promoção de Igualdade Racial da Justiça Eleitoral, criada em 2022.

O grupo tem promovido diversos debates, eventos e seminários sobre o tema nos últimos anos, buscando desenvolver estudos e projetos que visam ampliar a participação dos eleitores negros nos pleitos eleitorais brasileiros.

A expectativa é que, assim como campanhas anteriores sobre o voto feminino, esse incentivo possa aumentar a presença de pessoas pretas e pardas nas urnas. O próprio TSE reconhece a importância do tema, afirmando que ele está no horizonte da Justiça Eleitoral, porém ainda não divulgou a data prevista para o lançamento da campanha nacional.

Atualmente, dos 155,9 milhões de eleitores registrados, 5,45% se declaram pardos e 1,16% se declaram pretos, segundo dados do TSE. A maioria, 89,82%, não informou sua cor. Essas informações, juntamente com o gênero e a etnia indígena, são autodeclaratórias e começaram a ser coletadas pela Justiça Eleitoral em novembro de 2022.

O processo de qualificação do cadastro eleitoral com esses novos dados biográficos é gradual, o que depende da iniciativa das pessoas para realizar qualquer operação eleitoral posteriormente à implementação dessas novidades, conforme divulgado pelo TSE em seu site.


BOLA NA REDE

O ex-jogador de futebol Walter Casagrande Júnior e o jornalista Gilvan Ribeiro promoveram o lançamento de uma edição atualizada do livro “Casagrande e seus Demônios” (Record) na semana passada. O evento contou com a presença de convidados ilustres como os ex-jogadores corintianos Zé Maria e Sóllito, e o jornalista Juca Kfouri, colunista da Folha de S.Paulo, que prestigiaram a ocasião na Livraria da Vila Madalena, em São Paulo.

com BIANCA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH


Sair da versão mobile