Brasil propõe inclusão do combate à discriminação racial como 18º ODS da ONU em encontro do G20 no país.

O Brasil teve um destaque importante neste mês ao apresentar à Organização das Nações Unidas (ONU) a proposta de inclusão do combate à discriminação étnico-racial como um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). O objetivo seria tornar o enfrentamento do racismo como o 18º ODS, o qual consiste em metas a serem alcançadas voluntariamente pelos países até o ano de 2030. Este desafio será o cerne das discussões do G20, previsto para acontecer no Brasil nos dias 18 e 19 de novembro.

Além disso, alguns projetos têm sido aprovados no Senado com medidas em prol da promoção da igualdade racial. Um dos projetos em destaque é o que prorroga por dez anos e amplia para 30% a reserva de vagas em concursos públicos destinadas a pretos, pardos, indígenas e quilombolas. Este projeto, conhecido como PL 1.958/2021, ainda aguarda análise e votação na Câmara dos Deputados antes de se tornar lei.

Essas ações representam um passo significativo na luta contra a discriminação racial no país. A inclusão do combate ao racismo como um dos ODSs demonstra o comprometimento do Brasil em buscar uma sociedade mais igualitária e justa para todos os seus cidadãos. A discussão deste tema durante a reunião do G20 reforça a importância da questão e sinaliza para um possível apoio internacional nesta causa tão urgente e necessária.

Sair da versão mobile