O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, surpreendeu a todos ao anunciar neste domingo (21) a sua desistência da corrida presidencial contra o republicano Donald Trump. A decisão veio após um desempenho preocupante no último debate e números de pesquisa que apontavam um cenário desfavorável para sua campanha.
A renúncia do porta-estandarte do Partido Democrata no último minuto é um acontecimento sem precedentes na história eleitoral moderna dos Estados Unidos. Biden, um político experiente de 81 anos, optou por um movimento de alto risco que certamente terá repercussões significativas no cenário político do país.
Agora, fica a dúvida sobre como será feita a substituição de Biden como candidato democrata à presidência. Especula-se que o partido terá que agir rapidamente para encontrar um novo nome capaz de competir com Donald Trump nas eleições.
Nesta reviravolta inesperada, o mundo político fica em suspense aguardando os próximos passos do Partido Democrata. Com a desistência de Joe Biden, a dinâmica da eleição presidencial nos Estados Unidos sofrerá uma mudança drástica.
Surgem agora diversas interrogações sobre o futuro da corrida eleitoral e como os eleitores reagirão a essa reviravolta. A decisão de Biden certamente terá impactos que reverberarão em todo o cenário político do país nos próximos dias.