Futuro incerto: Democratas vivem drama com pressão sobre Biden e falta de preparo de Kamala Harris para competir com Trump.






Artigo sobre a situação política nos EUA

Situação beneficia também o futuro do Partido Republicano. O maior exemplo disso é J. D. Vance, escolhido para compor a chapa de Trump como candidato a vice. Antes crítico ao ex-presidente, o senador por Ohio agora é tido como seu principal herdeiro político. “Vance é muito novo, muito articulado, e tem uma história de vida que também fala com essa base mais nova dos Republicanos”, analisa a professora da Uerj. “Ele está sendo preparado para ser o futuro do partido”.

A forma como ele reagiu após o atentado, com o punho erguido e pedindo à multidão que ‘lute, lute, lute’, acaba sendo mais uma prova [de força]. (…) O que a gente nota é um aumento do culto à personalidade de Trump. É um culto até religioso, você vê que ele fala muito de Deus, que foi ‘escolhido’ por Deus. É um tipo de discurso que fala muito a esse público [que apoia Trump].
Layla Dawood, da Uerj

Democratas vivem drama

Biden, que pegou covid-19 e está isolado, disse que planeja voltar à campanha na semana que vem Imagem: Tom Brenner/Reuters

Aumenta a pressão sobre Biden, que pode perder doações. Alguns dos principais doadores dos Democratas recentemente ameaçaram congelar o repasse de cerca de US$ 90 milhões (R$ 501 milhões, pela cotação atual) enquanto o presidente não desistir de tentar a reeleição, segundo informações do jornal The New York Times. Biden, que pegou covid-19 e está isolado, disse na sexta (19) que planeja voltar à campanha na semana que vem e que confia na vitória sobre Trump.

Vice seria substituta natural, mas não foi ‘preparada’. Para Layla Dawood, da Uerj, o passado de Kamala Harris como promotora poderia servir como demonstração de força em uma eventual disputa contra Trump, mas acabou sendo “escondido” pelo próprio partido nos últimos anos. “É complicado pensar se ela tem possibilidade de vencer”, analisa. “A figura dela foi muito apagada pelos Democratas, que escolheram não mostrar as forças que ela tem”.


Sair da versão mobile