Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), é comum que os habitantes da capital paulista, especialmente aqueles que vivem em prédios altos ou bairros elevados, percebam os tremores. Ainda de acordo com o centro, apesar da sensação estranha experimentada pelas pessoas, as chances de danos estruturais decorrentes de um terremoto tão distante são mínimas.
TERREMOTO NO CHILE SENTIDO NO BRASIL
Centenas de relatos foram recebidos de pessoas que sentiram um tremor na noite de ontem (18/07) por volta das 23h, sendo a maioria proveniente de moradores de São Paulo.
— Centro de Sismologia – USP
O que aconteceu
Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu a região de Antofagasta, no Chile. O epicentro foi localizado a 45 quilômetros da cidade chilena de San Pedro de Atacama, a uma profundidade de 117,4 km abaixo da superfície, conforme informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos.
O abalo sísmico foi percebido em países como Argentina, Bolívia, Peru e Brasil. Em São Paulo, residentes relataram nas redes sociais terem sentido um tremor na noite de quinta-feira (18). A Defesa Civil do Estado de São Paulo confirmou os efeitos e sua conexão com o terremoto no Chile.