Mecanismo Especial de Devolução do Banco Central não garante ressarcimento total em casos de fraude via Pix, alertam especialistas.



Artigo sobre Mecanismo Especial de Devolução (MED)

Mecanismo Especial de Devolução (MED) auxilia, mas não garante ressarcimento. Existe, no entanto, um
mecanismo criado pelo Banco Central para auxiliar na tentativa de recuperação do valor perdido em compra
fraudulenta via Pix, mas atenção: ele não garante a devolução.

Como solicitar o MED? A vítima deve acionar o seu banco pelos canais oficiais em até 80
dias após a data do Pix. A instituição financeira tem até 7 dias para avaliar o caso. Se concluir que
houve fraude, o cliente tem até 96 horas para receber o dinheiro de volta (integral ou parcialmente) (leia aqui).

Importante: a devolução depende do saldo disponível na conta que recebeu o
valor da compra fraudulenta. Veja orientações de bancos nos seguintes links: Itaú (aqui), Bradesco
(aqui), Banco do Brasil (aqui), Caixa Econômica Federal (aqui), Nubank (aqui), Santander (aqui).

91% dos pedidos foram negados em 2023. Em junho, o Banco do Brasil e a Febraban anunciaram
que vão modificar o sistema do MED. O serviço, que funciona desde 2021, só reembolsou 9% dos pedidos atendidos em 2023 (leia aqui e aqui).

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