Algumas distribuidoras de energia enfrentam problemas devido ao apagão cibernético global
No dia 19 de março, várias distribuidoras de energia elétrica relataram dificuldades em seus sistemas comerciais e de atendimento ao consumidor devido ao apagão cibernético global que está afetando diversos serviços em todo o mundo. Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), as falhas estão impactando call centers, aplicativos e despacho de equipes de campo, com algumas concessionárias recorrendo a comunicações via rádio para continuar operando.
A Aneel garantiu que seus próprios sistemas computacionais, bases de dados e plataformas de atendimento ao consumidor não foram afetados pelo apagão. Além disso, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) não apresentou intercorrências, mantendo a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN regular.
O impacto do apagão se estende a diversos setores, afetando bancos, companhias aéreas, emissoras de TV, supermercados e outros negócios ao redor do mundo. No Brasil, voos, sistemas bancários e até serviços de saúde, como o do Hospital das Clínicas de São Paulo, foram impactados pela pane.
A companhia aérea Azul emitiu um comunicado informando que alguns voos podem sofrer atrasos devido a problemas no sistema global de gestão de reservas. A causa da crise digital foi atribuída a uma atualização defeituosa do provedor de cibersegurança CrowdStrike, que atende à Microsoft.
Isso resultou em PCs e servidores desconectados, entrando em um loop de recuperação de sistema e impedindo o funcionamento correto das máquinas.
No entanto, no final da manhã, a CrowdStrike e a Microsoft anunciaram que o problema foi resolvido, embora usuários ainda relatavam dificuldades com sistemas inoperantes.