Apagão cibernético global impacta distribuidoras de energia e causa falhas em sistemas de atendimento ao consumidor






Impacto do apagão cibernético global nas distribuidoras de energia

Algumas distribuidoras de energia enfrentam problemas devido ao apagão cibernético global

No dia 19 de março, várias distribuidoras de energia elétrica relataram dificuldades em seus sistemas comerciais e de atendimento ao consumidor devido ao apagão cibernético global que está afetando diversos serviços em todo o mundo. Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), as falhas estão impactando call centers, aplicativos e despacho de equipes de campo, com algumas concessionárias recorrendo a comunicações via rádio para continuar operando.

A Aneel garantiu que seus próprios sistemas computacionais, bases de dados e plataformas de atendimento ao consumidor não foram afetados pelo apagão. Além disso, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) não apresentou intercorrências, mantendo a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN regular.

O impacto do apagão se estende a diversos setores, afetando bancos, companhias aéreas, emissoras de TV, supermercados e outros negócios ao redor do mundo. No Brasil, voos, sistemas bancários e até serviços de saúde, como o do Hospital das Clínicas de São Paulo, foram impactados pela pane.

A companhia aérea Azul emitiu um comunicado informando que alguns voos podem sofrer atrasos devido a problemas no sistema global de gestão de reservas. A causa da crise digital foi atribuída a uma atualização defeituosa do provedor de cibersegurança CrowdStrike, que atende à Microsoft.
Isso resultou em PCs e servidores desconectados, entrando em um loop de recuperação de sistema e impedindo o funcionamento correto das máquinas.

No entanto, no final da manhã, a CrowdStrike e a Microsoft anunciaram que o problema foi resolvido, embora usuários ainda relatavam dificuldades com sistemas inoperantes.

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