Ministra do Planejamento pede preservação de recursos para Meio Ambiente no Orçamento de 2025 e critica polarização entre agronegócio




Ministra do Planejamento pede preservação de recursos para o Ministério do Meio Ambiente

Ministra do Planejamento pede preservação de recursos para o Ministério do Meio Ambiente

Brasília, 18 – A ministra do Planejamento, Simone Tebet, fez um pedido para que o Congresso preserve os recursos do Orçamento de 2025 voltados ao Ministério do Meio Ambiente. Em participação no programa “Bom dia, ministra”, da EBC, ela enfatizou a importância de não retirar recursos do Ministério do Meio Ambiente, destacando a necessidade de acabar com a polarização entre investimentos no agronegócio e no meio ambiente.

Tebet ressaltou: “Não é uma briga entre cuidar do agronegócio ou cuidar do meio ambiente. É preciso encontrar um equilíbrio. O agronegócio é essencial para a economia, mas também deve ser responsável com o meio ambiente”. A ministra defendeu a importância de um planejamento de longo prazo para o Brasil, visando atrair investidores e garantir segurança jurídica.

No contexto da imagem do Brasil no exterior, Tebet destacou a importância da COP 30, que ocorrerá em novembro em Belém, no Pará. Ela mencionou a apresentação de um projeto de crédito de carbono e títulos verdes como forma de financiar a preservação da Floresta Amazônica. A ministra também mencionou a inauguração da rota amazônica na conferência, com apoio do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

No que diz respeito à sustentabilidade, Tebet elogiou a implementação do sistema de ferrovias, destacando sua eficiência e sustentabilidade ambiental. Ela enfatizou a necessidade de parcerias público-privadas para viabilizar projetos ferroviários, devido à escassez de recursos do governo para esse fim.


Sair da versão mobile