Inscrições gratuitas para Casa da Leitura e do Conhecimento na Flip estão abertas até dia 28 para fazedores de cultura do RJ

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec RJ) está com inscrições abertas para fazedores de cultura interessados em participar da Casa da Leitura e do Conhecimento na 22ª Feira Literária Internacional de Paraty (Flip). O evento está marcado para acontecer de 9 a 13 de outubro na cidade de Paraty, na Costa Verde fluminense, e as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 28 diretamente pelo site da Flip.

Essa será a terceira participação consecutiva da Secec RJ na Flip, que contará com a presença da Casa da Leitura e do Conhecimento. O superintendente de Leitura e Conhecimento da Secec RJ, Yke Leon, destacou a importância do evento e como ele tem o poder de emocionar e conectar os artistas com o público. A Casa da Leitura e do Conhecimento é um espaço desenvolvido pela Secec RJ em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Poder Legislativo de Paraty, transformando o Memorial do Paço em um local dedicado à literatura durante a Flip.

A convocatória busca dar visibilidade às diferentes manifestações culturais do estado do Rio de Janeiro, permitindo que os produtores participem do evento de forma democrática. Os selecionados terão a oportunidade de se apresentar em um dos dois eixos propostos: apresentações artísticas, como contadores de histórias e músicos, e palestras, mesas-redondas e lançamentos de livros. A Casa da Leitura e do Conhecimento conta com dois ambientes, um aberto para apresentações artísticas e outro fechado para atividades mais intimistas.

O evento promete divulgar os projetos selecionados até dez dias após o encerramento das inscrições e tem como objetivo promover a cultura e a classe artística do estado. A curadora da 22ª Flip, Ana Lima Cecilio, traz em sua bagagem vasta experiência no universo editorial e promete uma programação diversificada, incluindo temas contemporâneos como a emergência climática.

Além disso, a Flip deste ano apresentará o renomado autor francês Édouard Louis, trazendo para o Brasil suas obras que abordam questões atuais como masculinidade, homofobia e lutas de classe. A Flip é realizada pelo Ministério da Cultura e governo federal, com concepção da Associação Casa Azul, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conheça mais sobre o evento acessando o site da Flip e não perca a oportunidade de participar e se emocionar com a diversidade cultural presente na Casa da Leitura e do Conhecimento.

Sair da versão mobile