Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revela aumento alarmante de casos de estupro no Brasil em 2023







Violência contra a mulher: estupros no Brasil aumentam em 2023

Violência contra a mulher: estupros no Brasil aumentam em 2023

No Brasil, um caso de estupro é registrado a cada seis minutos, de acordo com dados divulgados pelo Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os números revelam um total de 83.988 ocorrências em 2023, representando um aumento em relação ao ano anterior.

Segundo o relatório, a maioria dos casos de estupro (76,48%) são de vulneráveis, envolvendo vítimas menores de 14 anos ou incapazes de consentir. Além disso, a maior parte dos agressores são familiares ou conhecidos das vítimas.

Em 2023, diversas modalidades de violência contra a mulher apresentaram crescimento, incluindo os casos de feminicídio e importunação sexual. O aumento das concessões de medidas protetivas de urgência também foi destacado no Anuário.

Especialistas apontam que a subnotificação histórica desses crimes tem sido reduzida parcialmente devido à tipificação recente de alguns delitos e campanhas de conscientização. No entanto, a alta contínua da violência contra a mulher demanda medidas mais específicas por parte dos Estados.

Os dados também mostram um perfil recorrente entre as vítimas de estupro, que são predominantemente mulheres negras e com até 13 anos de idade. A falta de reconhecimento da violência e a vergonha em denunciar foram ressaltados como desafios importantes.

Em relação aos estupros, a evolução dos números ao longo dos anos é preocupante, com um aumento de quase 100% desde 2011. Os Estados com as maiores taxas por habitantes foram Roraima, Rondônia, Acre e Mato Grosso do Sul.

Além dos estupros, o feminicídio também teve um aumento em 2023. A maioria das vítimas tinham entre 18 e 44 anos, sendo que a maioria destes crimes foram cometidos por parceiros íntimos.

Para as vítimas de violência, a solicitação de medidas protetivas de urgência é uma orientação importante. Em 2023, houve um significativo aumento na concessão dessas medidas, indicando um maior reconhecimento e amparo às vítimas.

No entanto, apesar das medidas adotadas, os casos de violência contra a mulher ainda são alarmantes no Brasil, exigindo um esforço conjunto da sociedade e das autoridades para combater e prevenir esse tipo de crime.


Sair da versão mobile