Lula defende mais presença feminina no governo e destaca importância da participação da sociedade civil na fiscalização dos governantes.





O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em evento nesta quarta-feira, 17 de maio, que o governo precisa aumentar a presença de mulheres em seus quadros. Atualmente, há nove mulheres no ministério do presidente petista. No início de seu mandato, em janeiro de 2023, eram 11 mulheres, mas houve mudanças, com a saída de Ana Moser do Ministério do Esporte e de Daniela Carneiro do Ministério do Turismo – sendo substituídas por André Fufuca e Celso Sabino, respectivamente.

Durante o encerramento da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Lula parabenizou a ministra da Gestão, Esther Dweck, ressaltando a importância da presença feminina no governo. Segundo o presidente, ainda são necessárias mais mulheres para que o governo se fortaleça e melhore.

Em seu discurso, o petista revelou que sua esposa, Janja Lula da Silva, o aconselhou a escolher cuidadosamente as palavras, devido à sensibilidade do público presente no evento. Lula destacou a importância de aprender com pessoas com deficiência sobre como se comunicar e direcionar ações governamentais para atender às necessidades desse grupo.

Além disso, o presidente ressaltou a importância da fiscalização e acompanhamento por parte da sociedade civil sobre as ações dos governantes. Para Lula, é fundamental que os governantes estejam abertos às críticas e sugestões da população, especialmente das pessoas com deficiência.


Sair da versão mobile