Essa apreensão representa um enorme prejuízo para o narcotráfico, avaliado em cerca de US$ 240 milhões. A droga foi encontrada em apenas um dos quatro contêineres retidos, e as autoridades ainda irão investigar os outros três contêineres suspeitos ao longo do dia de hoje.
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, reafirmou o compromisso de combater o crime organizado no país e impedir que ele continue utilizando o território paraguaio como rota de passagem para o transporte de drogas ilícitas. Peña anunciou planos de investir cerca de US$ 500 milhões em defesa e segurança pública durante sua gestão, destacando a importância dessas áreas para o crescimento e desenvolvimento do Paraguai.
A operação que resultou nessa apreensão recorde foi batizada de Operação Doçura e foi baseada em informações prévias sobre o envio de uma grande carga de drogas para a Europa. A carga total de açúcar envolvida nesse caso era de 17 toneladas, o que demonstra a criatividade dos traficantes em camuflar suas atividades ilícitas.
Essa ação exemplar das autoridades paraguaias reforça o compromisso do país em combater o tráfico de drogas e endurecer as medidas de segurança para evitar que o Paraguai seja utilizado como rota para o transporte de substâncias ilícitas. A apreensão recorde de cocaína é um grande avanço na luta contra o narcotráfico na região.