Indígenas isolados mashco piro são flagrados nas margens de rio no Peru, gerando preocupações sobre impacto da extração de madeira.

Fotografias revelam presença dos mashco piro no sudeste do Peru

No fim de junho, os mashco piro, um grupo indígena isolado, foram flagrados nas margens de um rio na região de Madre de Dios, no sudeste do Peru, próximo à fronteira com o Brasil. As imagens divulgadas pela Survival International revelam a presença significativa desses indígenas em uma área onde madeireiras planejam iniciar operações.

A diretora da Survival International, Caroline Pearce, comentou sobre a descoberta, afirmando que “essas imagens incríveis mostram que um grande número de mashco piro isolados vivem a poucos quilômetros do local no qual madeireiras estão prontas para começar as suas operações”. Mais de 50 mashco piro foram avistados nos últimos dias perto do vilarejo de Monte Salvado, enquanto outro grupo de 17 indígenas foi visto próximo de Puerto Nuevo, conforme relato da ONG.

Os mashco piro habitam uma área entre duas reservas naturais em Madre de Dios e, segundo a Survival International, raramente são avistados e possuem pouco contato com outras populações. Entretanto, a presença das madeireiras na região representa uma ameaça ao modo de vida desses indígenas, já que várias empresas possuem concessões para a extração de madeira em seus territórios.

Uma dessas empresas, a Canales Tahuamanu, construiu mais de 200 quilômetros de estradas para a extração de madeira, de acordo com informações da Survival International. Até o momento, o representante da Canales Tahuamanu em Lima não se pronunciou sobre o assunto, mesmo após solicitações de comentários da Reuters.

Sair da versão mobile