Flamengo realizou nesta segunda-feira, 15/7, o plantio de 540 árvores, contando com a presença do atacante Carlinhos. Essa ação simboliza os 56 gols marcados pelo clube no Campeonato Brasileiro deste ano, divididos entre o time masculino e feminino. Alunos do Projeto Social Formiga Verde, localizado no Morro da Formiga, na zona norte do Rio de Janeiro, participaram ativamente do plantio, reforçando o aspecto educativo e comunitário do projeto Pé de Gol.
Com o intuito de promover a educação ambiental, o Flamengo, em parceria com projetos sociais, a Prefeitura e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Rio, desenvolve o projeto Pé de Gol. Essa iniciativa associa os gols do clube à quantidade de árvores nativas plantadas, incentivando a consciência ambiental e a preservação da biodiversidade local, reafirmando o compromisso do clube com a educação ambiental e a revitalização da natureza na região.
O funcionamento do Pé de Gol é simples: a cada gol do Flamengo no Campeonato Brasileiro, são plantadas dez árvores nativas em áreas previamente designadas para restauração e conservação. Desde sua criação há três anos, o projeto já plantou um total de 2.190 árvores, contribuindo significativamente para a preservação ambiental e evidenciando a importância das árvores na produção de oxigênio e na alimentação da fauna local.
Em setembro de 2023, uma ação de grande porte ocorreu no Parque Natural Chico Mendes, no Recreio dos Bandeirantes, onde 500 árvores foram plantadas. A iniciativa teve a colaboração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Clima, bem como do Centro de Educação Ambiental, contando com a participação ativa de projetos sociais, alunos e professores de escolas públicas. O evento também contou com a presença de atletas do Flamengo, como Rodrigo Caio e Diego Lombardi, além das atletas do futebol feminino Jucinara, e os mascotes Binho e Urubão, que interagiram com as crianças e participaram do plantio. Toda a ação foi supervisionada tecnicamente pelo Instituto Perma Lab.
A diretora do departamento de responsabilidade social, Ângela Machado, destacou a importância dessas ações: “ O Pé de Gol vai além de um simples plantio de árvores; é uma iniciativa que busca conscientizar e educar as novas gerações sobre a relevância da preservação ambiental. Cada árvore plantada é um passo em direção a um futuro mais sustentável.”